Chuva, frio, vento forte e mar agitado
Segundo relatório da Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC),o tempo segue fechado com chuva nessa sexta-feira (4), com intensidade moderada em alguns momentos devido a presença de áreas de instabilidade em SC, associadas a ventos fortes em altos níveis da atmosfera e ao rápido deslocamento de uma frente fria pelo litoral Sul do Brasil. A chuva ocorre de forma mal distribuída no Estado, com acumulados entre 30 e 50mm em média.
No sábado (5), o tempo ainda fica instável com chuva fraca no Litoral Sul e Planalto Sul, podendo se estender até o Oeste, devido a formação de um Ciclone Extratropical entre o litoral do RS e sul de SC, que mantém o fluxo de umidade nas áreas de divisa destes Estados. Alerta para ventos de 60 a 80km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis no decorrer do sábado.
No decorrer do sábado (5) as temperaturas entram em declínio novamente com previsão de 5ºC a 6ºC à noite, do Oeste ao Planalto, e de 9ºC e 13º no Litoral, devido a uma intensa massa de ar seco e frio que se instala no Sul do Brasil.
Ente o domingo e a terça-feira, tempo estável e frio em SC, com temperaturas próximas de zero grau, com formação de geada nas madrugadas do Oeste ao Planalto e em áreas altas do Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
O mar volta a ficar agitado com risco para navegação e atividades de pesca entre sábado (5) e manhã de segunda-feira. No sábado, os ventos podem chegar a 100km/h, e até passar deste valor no mar, novamente com risco de ressaca. Atividades de navegação e pesca são desaconselháveis, principalmente a pesca artesanal da tainha.
No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, a exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Em caso de deslizamento de terra, as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a defesa civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de defesa civil, através do 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.


